A Operação Praia Limpa, lançada em maio pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), busca combater o despejo irregular de esgoto e resíduos no mar e eliminar ligações clandestinas de esgoto na orla de João Pessoa. A ação, que não tem prazo para término, já resultou em 38 notificações e autuações de estabelecimentos, principalmente no bairro de Manaíra, onde a fiscalização segue intensificada.
Com o uso de tecnologia avançada, a operação realiza coleta de amostras e emprega um robô, contratado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), para inspecionar as galerias pluviais e identificar fontes de poluição. Em caso de detecção de material poluente, um equipamento de insuflamento de fumaça ajuda a rastrear as ligações clandestinas até os imóveis, onde são coletadas amostras para análise. Estabelecimentos com lançamentos irregulares recebem dois autos de infração: um pelo lançamento e outro pela poluição.
As infrações constatadas pela operação são tratadas como crimes ambientais, e os responsáveis podem ser levados à delegacia e responder a processos junto ao Ministério Público. A ação conta com a parceria de órgãos como a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam).
Para reforçar o combate à poluição, a Sudema incentiva a população a denunciar irregularidades de forma anônima. As denúncias podem ser feitas através do site da Sudema, pelo e-mail [email protected], ou pelos telefones (83) 3690-1986 e (83) 98814-7699.
@politicaetc