O projeto Capoeira nas Escolas, da Prefeitura de Campina Grande, acaba de conquistar um novo recorde no RankBrasil, sendo reconhecido como o Maior Projeto de Capoeira nas Escolas do Brasil. A iniciativa beneficia atualmente 13.996 estudantes da Rede Municipal, atendendo 107 escolas localizadas tanto na zona urbana quanto rural do município.
A homologação do recorde foi oficializada na manhã desta quarta-feira, 6 de novembro, no Anfiteatro do Parque Evaldo Cruz, durante cerimônia que compôs a 7ª Semana Municipal da Capoeira de Campina Grande. O evento contou com a presença de autoridades locais, profissionais da Educação e estudantes da Rede.
Ao longo da manhã, mais de 500 estudantes e 30 instrutores da modalidade formaram diversas rodas de Capoeira em torno do espaço e celebraram a cultura afro-brasileira.
O Capoeira nas Escolas, uma parceria entre a Secretaria de Educação (SEDUC), o Instituto Alpargatas (IA) e a União dos Capoeiras do Planalto da Borborema (UCPB), se destaca pela sua proposta inovadora de integrar a prática da capoeira no ambiente escolar, não apenas como atividade física, mas também como ferramenta de ensino de valores, história e identidade cultural afro-brasileira.
A secretária executiva de Educação de Campina Grande, Socorro Siqueira, destacou o impacto do projeto na Rede e traçou perspectiva para crescimento da iniciativa nos próximos anos.
“A capoeira está constantemente incluída no nosso currículo tanto como teoria quanto como prática, com aulas que acontecem semanalmente nas nossas escolas. Uma forma de reforçar a educação étnico-racial de maneira integral, o que nos orgulha imensamente. Com certeza novos recordes virão”, pontuou.
Mestre Pequeno, coordenador do Capoeira nas Escolas, apontou os desafios vivenciados ao longo dos anos.
“Foram muitas conquistas ao longo dos 18 anos de existência do projeto. Este reconhecimento é um reflexo do empenho de todos os envolvidos, desde os capoeiristas até os educadores, e é motivo de orgulho para nossa cidade”, considerou.
O diretor do Rank Brasil, Luciano Cadari, ponderou o impacto e a força de Campina Grande ao encampar uma iniciativa com esta dimensão.
“Os olhos brilham mais uma vez ao conferir o crescimento do Capoeira nas Escolas na cidade. Este é um exemplo que deve ser levado para o restante do país, para reforçar a inclusão e as pautas necessárias dentro do ambiente escolar. O Rank Brasil enxerga com louvor a iniciativa da Educação de Campina”, aferiu.
Berivaldo Araújo, diretor do Instituto Alpargatas, pontuou a importância de investir na Educação.
“O IA foi muito feliz quando escolheu o tema Educação para desenvolver esse tipo de ação. A educação realmente é a válvula que inova e mexe com o mundo. E nós temos encampado vários programas e projetos para que esse processo seja inovador, com tecnologia, inclusão, discussões ricas, que possa avançar em vários segmentos”, considerou.
Também estiveram presentes na cerimônia, a diretora técnico- pedagógica da Seduc, Vera Passos, a Diretora de Apoio às Escolas, Ana Lúcia Teixeira, a gerente de Projetos, Fabíola Gaudêncio e o coordenador de Educação Étnico-racial, Moisés Alves.
Programação da Semana Municipal da Capoeira:
Ao longo da semana, diversos eventos e atividades, como rodas de capoeira, seminários e exposições, celebram a riqueza cultural da capoeira e sua importância para a educação integral dos estudantes.
07 de novembro – 18h: Rodas de Capoeira em academias e centros de treinamento da cidade
08 de novembro – 19h: Anexo da SEDUC 14º Seminário: Capoeira – Educação e Cultura Afrobrasileira.
09 de novembro – 9h: Praças do centro e entorno da cidade 15 rodas de capoeira simultâneas, promovidas pela UCPB.
@politicaetc