O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, acabou de ser reeleito para o cargo e vai comandar o Poder Legislativo até o final do mandato. Ele não esconde de ninguém o interesse em disputar o Governo do Estado em 2026, mas ao ser questionado sobre a possível ida para o Tribunal de Contas, Galdino não descarta a possibilidade.
Acontece que, até o final de 2026, três vagas devem ser abertas no TCE e a escolha passa por votação dos deputados na Assembleia Legislativa. Adriano garante que a primeira vaga deve ser ocupada pelo deputado Tião Gomes, compromisso assumido desde o início do mandato, mas já voltou a admitir a possibilidade de migrar para o TCE, como conselheiro.
Uma indicação de Galdino para o Tribunal de Contas provavelmente encontraria abrigo em outros partidos além do Republicanos. O Progressista poderia ver um aliado governista saindo do caminho na disputa que pode ter Lucas Ribeiro como candidato ao governo. O PSB, do governador, também tiraria diretamente um dos aliados da discussão sobre a cabeça de chapa.
@politicaetc