A partir desta segunda-feira (25), a Operação Carro-Pipa, responsável pelo abastecimento de água em municípios da Paraíba, está suspensa temporariamente, deixando cerca de 275 mil pessoas sem atendimento, segundo a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).
A suspensão foi comunicada pelo Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército na última sexta-feira (22). No aviso, enviado aos coordenadores da Defesa Civil, a interrupção foi atribuída à falta de repasse de recursos financeiros por parte do Governo Federal.
“Informo que a Operação Carro-Pipa (OCP) está suspensa temporariamente devido à falta de descentralização de recursos financeiros pelo Governo Federal. Em consequência, a partir do dia 25 de novembro, não haverá distribuição de água às comunidades dos municípios”, diz o comunicado.
A Famup destacou que a suspensão afeta 159 municípios, especialmente comunidades rurais que dependem da distribuição para o consumo diário. O presidente da entidade, George Coelho, pediu apoio à bancada paraibana no Congresso Nacional para solucionar o problema.
“A Operação Carro-Pipa foi totalmente paralisada. Nos municípios, principalmente na zona rural, essa operação é essencial para levar água às famílias. Por isso, estamos buscando urgentemente a liberação de recursos junto ao Governo Federal, com o apoio de nossos senadores e deputados”, afirmou.
De acordo com o Ministério da Integração, a continuidade da operação depende da aprovação de crédito suplementar, que está em análise para assegurar a retomada do programa.
@politicaetc