O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, viaja na tarde desta segunda-feira, 9, para Brasília (DF) e, amanhã, participa da cerimônia de assinatura do Termo de Cessão da linha férrea, no trecho urbano de Campina Grande, para a implantação na cidade do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), também conhecido como “Metrô de Superfície”. O projeto foi elaborado pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e cadastrado pela Prefeitura, sendo selecionado pelo Ministério das Cidades, após articulação do vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo. A solenidade acontecerá às 16h30 no Ministério dos Transportes.
Para a solenidade, além do prefeito Bruno, do senador Veneziano e do superintendente da STTP, Vitor Ribeiro, estão confirmadas as presenças do ministro dos Transportes, Renan Filho e do Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, Rafael Vitale Rodrigues.
Conforme o projeto do VLT, um dos mais aguardados dos últimos anos em Campina Grande, o primeiro trecho a ser cedido ao Município de Campina Grande corresponde a 4,8 quilômetros da infraestrutura de trilhos vinculada à Ferrovia Transnordestina.
Para o prefeito Bruno Cunha Lima, a assinatura do termo de Cessão da Linha Férrea representa um avanço muito importante para o desenvolvimento econômico de Campina Grande, ressaltando, que é uma obra fundamental para o Município e aguardada há anos. Bruno destaca o empenho do senador Veneziano e o trabalho de excelência da equipe técnica da STTP para a chegada deste momento de assinatura do documento.
Recursos
Veneziano Vital revela que, após essa etapa, o próximo passo será o de garantir os recursos necessários para a implantação deste modal de transporte na cidade. O senador destacou que o Governo Federal reservou R$ 7,2 milhões do Orçamento Geral da União para o Projeto Executivo de implantação do VLT em Campina Grande. O recurso integra mais uma etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Seleções), do Governo Federal, no segmento Mobilidade Urbana. O projeto foi elaborado pela STTP e cadastrado pela Prefeitura de Campina Grande, sendo selecionado pelo Ministério das Cidades, após articulação de Veneziano.
@politicaetc