A Paraíba foi um dos estados fiscalizados pelo Ibama durante a Operação Panulirus, que combateu a pesca ilegal de lagostas vermelha e cabo verde, ambas em período de defeso. A ação, realizada em novembro, incluiu fiscalizações no mar e em estabelecimentos comerciais, como restaurantes e depósitos de pescado.
Na Paraíba, assim como em outros estados do Nordeste, a operação apreendeu parte dos 16,9 mil quilos de pescado irregular registrados e aplicou multas que somam R$ 2,8 milhões. Além disso, 202 guaiamuns, espécie ameaçada de extinção, foram resgatados. A pesca com equipamentos proibidos, como compressores de ar, foi identificada como uma das principais infrações na região.
O chefe do Núcleo de Operações de Fiscalização da Atividade Pesqueira do Ibama, Igor de Brito Silva, ressaltou a importância de proteger as lagostas, que estão sob intensa exploração. “Medidas como o defeso e a fiscalização são vitais para garantir a sustentabilidade dessas espécies e combater práticas predatórias.” O período de defeso das lagostas na Paraíba segue até abril de 2025.
@politicaetc