O ministro Vital do Rêgo foi empossado nesta quarta-feira (11) como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), substituindo Bruno Dantas, que liderou o órgão nos últimos dois anos. A solenidade, realizada na sede do TCU, contou com a presença de autoridades como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que representou o presidente Lula, ainda internado após uma cirurgia.
Entre os presentes estavam o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o governador da Paraíba, João Azevêdo.
Vital, que assumirá oficialmente em 1º de janeiro de 2025, terá como vice o ministro Jorge Oliveira. Os mandatos no TCU duram um ano, com possibilidade de recondução. Médico e advogado, Vital é ex-vereador de Campina Grande, deputado estadual, federal e senador pela Paraíba. No TCU desde 2015, ele liderará o órgão responsável pelo controle externo do governo federal e pelo monitoramento do orçamento público.
@politicaetc