A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) notificou, nesta quarta-feira (15), mais 42 postos de combustíveis para investigar um aumento de cerca de R$ 0,40 no preço da gasolina, registrado desde o último fim de semana. O acréscimo representa um aumento de 10% em relação aos valores da última pesquisa realizada pelo órgão no dia 9 de janeiro. Desde o início da operação, na última segunda-feira (13), 51 notificações já foram emitidas.
Os postos têm um prazo de 48 horas para justificar o reajuste e apresentar as últimas notas fiscais de compra e venda do combustível. O objetivo é identificar possíveis práticas abusivas.
O secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, destacou que a fiscalização será ampliada:
“Vamos analisar toda a documentação dos postos e verificar possíveis irregularidades. A operação continuará até que todos os estabelecimentos da Capital sejam vistoriados. Também estamos realizando uma nova pesquisa de preços para monitorar o mercado,” afirmou.
Penalidades
Caso sejam confirmadas práticas abusivas, os postos poderão ser penalizados com multas ou até mesmo suspensão temporária das atividades, dependendo da gravidade da infração.
@politicaetc