Eleito para o terceiro mandato na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) com 5.420 votos, o vereador Marcos Henriques (PT) se destaca pela defesa dos trabalhadores. Natural de Areia (PB), graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, o parlamentar é sindicalista e atua também em prol da cultura, das crianças e dos adolescentes, do meio ambiente e das comunidades.
“Nós pretendemos nos aproximar cada vez mais dos movimentos sociais, do movimento sindical, que são segmentos que sempre priorizamos no nosso mandato, além de dar um apoio muito firme à cultura e ao meio ambiente”, declarou o parlamentar, destacando ainda que os dois primeiros mandatos contribuíram para adquirir mais experiência e conhecimento da cidade, que serão traduzidos em boas ações e boa política para João Pessoa nessa Legislatura.
Marcos Henriques foi presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba por três mandatos e, atualmente, está como diretor da entidade. É membro do Conselho Estadual de Transparência e Combate à Corrupção; do Conselho Estadual do SENAI; e está como diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PB). Foi representante do Conselho Estadual de Emprego e Renda; e vice-presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro do Nordeste.
Na CMJP, foi presidente da Comissão de Políticas Públicas (CPP); presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente; membro da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública (CFO); e presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor (CCDHDC).
Dentre as Leis em vigor sobre cultura, de iniciativa do vereador, destacam-se: a Lei Livardo Alves (14.835/2023), que institui o serviço municipal de apoio ao autor e proteção às obras culturais autorais; a Lei 1.962/2021, que dispõe sobre a criação do calendário municipal permanente de cultura popular; a Lei 13.492/2017, que estabelece a realização de atividades escolares e culturais de combate ao tabagismo na Rede Municipal de Ensino; e a Lei 15.281/2024, que reconhece como patrimônio cultural imaterial da cidade de João Pessoa as Tribos Indígenas carnavalescas participantes do Carnaval Tradição.
Também são de autoria do parlamentar: a Lei 13.574/2018, que cria o Código Municipal de Defensa dos Direitos do Consumidor Bancário; a Lei 14.466/2022, que dispõe sobre as condições de descanso para profissionais da enfermagem nos hospitais e unidades de saúde onde trabalham em regime de plantão; a Lei 14.566/2022, que dispõe sobre o livre acesso dos profissionais da enfermagem em visitas a seus familiares internos em hospitais ou unidades de saúde públicas e privadas; a Lei 14.387/2022, que institui o programa de cooperação e código sinal vermelho, como forma de pedido de socorro para mulheres em situação de violência doméstica ou familiar; e a Lei 14.014/2020, que dispõe sobre ações de fiscalização ambiental nas calçadas e praias da orla marítima da cidade com o intuito de conter a poluição sonora.
@politicaetc