A Câmara Municipal de Santa Rita realizou nesta sexta-feira (10) a aguardada eleição para a Mesa Diretora. Os 19 vereadores eleitos estiveram presentes na sessão, que foi marcada pela presença expressiva da população, que ocupou as galerias para acompanhar o processo. O vereador Epitácio Viturino foi eleito presidente da Casa para o primeiro biênio da legislatura (2025-2026).
A eleição aconteceu após uma série de turbulências. O desembargador José Guedes Cavalcanti Neto, do Tribunal de Justiça da Paraíba, suspendeu na quinta-feira (9) o Projeto de Resolução 06/2024, que alterava as regras para o pleito. Ele apontou irregularidades no regimento interno, destacando a falta de publicidade e transparência nas alterações, o que comprometeu a lisura do processo legislativo.
O processo de escolha da Mesa Diretora enfrentou adiamentos e impasses desde a posse dos novos vereadores, no dia 1º de janeiro. Na quarta-feira (8), a eleição foi adiada por falta de quórum, alimentando a tensão no Legislativo municipal. Contudo, a definição ocorreu nesta sexta, encerrando a instabilidade e garantindo a escolha da nova presidência da Câmara.
@politicaetc