O vereador de João Pessoa, Guguinha Moov Jampa (PSD), fez um apelo nesta quinta-feira (23) para que motoristas de ônibus e empresários cheguem a um consenso e evitem a greve da categoria, marcada para começar na próxima segunda-feira (27). A paralisação ameaça prejudicar milhares de passageiros na capital paraibana.
“Eu faço esse apelo, não só para os trabalhadores, mas para os empresários também, para que cheguem a um consenso e não deixem a população prejudicada. Hoje andando pela cidade, o que só se falava era dessa greve”, afirmou o vereador.
A greve foi anunciada pelo Sindicato dos Motoristas da Paraíba após impasses na negociação salarial. Os motoristas reivindicam 15% de reajuste, enquanto os empresários ofereceram 3%. A categoria também exige o retorno do vale-alimentação, suspenso desde 2019.
O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP) alega dificuldades financeiras e disse, em nota, que os números apresentados pelos motoristas estão “distantes da capacidade financeira das empresas”.
A tarifa de ônibus foi reajustada recentemente, subindo de R$ 4,90 para R$ 5,20 no último dia 13 de janeiro. Mesmo assim, os motoristas afirmam que não houve aumento salarial. Caso não haja acordo, a paralisação deverá começar na próxima semana, afetando o transporte público na capital.
@politicaetc