A Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (GVAZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta quarta-feira (22) uma série de ações para o controle de pombos nos mercados públicos da cidade. A primeira etapa ocorreu no Mercado da Torre, onde equipes realizaram um estudo técnico da área e se reuniram com a administração e comerciantes para discutir estratégias.
As ações, que também abrangem praças e outros espaços públicos, visam traçar medidas sustentáveis para redirecionar os pombos para locais naturais, prevenindo o desequilíbrio ambiental e eventuais riscos à saúde pública.
“Nosso objetivo é evitar maus-tratos e promover a migração natural dos pombos para outros locais, com ações sustentáveis que mantenham o equilíbrio ambiental”, afirmou Pollyana Dantas, gerente da GVAZ.
De acordo com o biólogo Fabrício Souza, os pombos se adaptam facilmente a ambientes urbanos devido à oferta de comida, abrigo e ausência de predadores naturais. A principal estratégia de controle está baseada nos “quatro As”: água, alimento, acesso e abrigo.
“O problema não é a presença do pombo, mas a permanência dele em locais específicos, o que pode trazer incômodos e riscos à saúde. As fezes ressecadas, por exemplo, liberam substâncias que podem causar doenças ao serem inaladas”, destacou Fabrício.
A população pode registrar denúncias ou esclarecer dúvidas sobre pombos e outras pragas urbanas pelo telefone (83) 3213-7718.
@politicaetc