O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou nesta quarta-feira (15) que o programa Passe Livre para Estudantes começará a ser implantado em abril deste ano. A iniciativa beneficiará alunos do 9º ano e do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino das regiões metropolitanas de João Pessoa e Campina Grande, com o objetivo de reduzir a evasão escolar e facilitar o acesso à educação.
De acordo com o governador, o processo será iniciado após o período de matrículas, que vai até fevereiro. Em março, será feita a implantação do sistema de controle e cadastro, e, até abril, os estudantes começarão a receber o benefício.
“Agora estamos no período de matrículas. Quando terminar, vamos pegar o cadastro, sentar com as empresas de ônibus e implantar o sistema que vai controlar essa ação tão importante. Muitas crianças deixam de ir à escola porque os pais não têm condições de pagar o transporte. Queremos diminuir a evasão escolar com essa medida”, destacou João Azevêdo.
Os alunos beneficiados terão direito ao Passe Livre desde que atendam aos critérios estabelecidos, como comprovar a frequência escolar, que será monitorada pela Secretaria de Educação.
Investimento e Impacto
O programa representa um investimento de R$ 89,5 milhões e foi anunciado oficialmente pelo governador durante o lançamento do plano Paraíba 25/26, que detalhou as ações e investimentos do governo estadual para os próximos anos.
A medida se soma à Lei 13.182/2024, criada por Wilson Filho, que já oferece transporte gratuito para candidatos inscritos no Enem nos dias de prova. A lei, que beneficiou milhares de paraibanos em 2024, é vista como um modelo para ampliar o acesso à educação no estado.
@politicaetc