O volume de vendas do varejo na Paraíba registrou crescimento pelo décimo mês consecutivo em 2024, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgada nesta quinta-feira (9). Em novembro, o estado alcançou uma expansão de 7,5% em relação ao mesmo período de 2023, superando a média nacional de 4,7%.
Destaque nacional
No acumulado de janeiro a novembro, a Paraíba apresentou o segundo maior crescimento do país, com 12,3%, ficando atrás apenas do Amapá (18,4%). No mesmo período, a taxa nacional foi de 5%. Junto com Tocantins (10,2%), esses foram os únicos estados que superaram dois dígitos no acumulado anual.
Varejo ampliado em alta
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, material de construção e atacado, a Paraíba também manteve sua posição de destaque. Em novembro, o setor cresceu 7,8% em comparação com o ano anterior, taxa três vezes superior à média nacional (2,1%). No acumulado do ano, o varejo ampliado do estado apresentou alta de 11,4%, enquanto a média do Brasil foi de 4,9%.
Segmentos com melhores resultados
Cinco das oito atividades pesquisadas tiveram alta em novembro:
•Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria
•Tecidos, vestuário e calçados
•Hipermercados, supermercados e alimentos
•Outros artigos de uso pessoal e doméstico
•Combustíveis e lubrificantes
Por outro lado, houve retração nos setores de equipamentos de escritório, informática, comunicação e livros, jornais e papelaria.
Liderança em 2024
Durante o ano, a Paraíba liderou o crescimento nacional em três meses (fevereiro, junho e outubro) e ficou em segundo lugar em outros quatro meses (maio, julho, agosto e setembro). As taxas variaram de 7,5% a 19,9%, reafirmando o estado como um dos motores do varejo brasileiro em 2024.
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada desde 1995, monitora o comportamento do comércio varejista em todo o país, com foco em empresas formalizadas com 20 ou mais empregados. Os dados detalhados estão disponíveis no portal do Sidra/IBGE.
@politicaetc